Treinamento

Treinamento

Correr, nadar, pedalar, praticar algum esporte....Tudo isso é sempre bom para a saúde, certo ? ERRADO ! Quando um exercício é feito sem controle, gera mais problema do que benefícios. E um dos primeiros passos para evitar complicações é aprender a vigiar a freqüência cardíaca de treinamento.

Ao iniciar um esforço físico, o nosso coração trabalha mais rápido. transportando oxigênio e nutrientes que irão gerar energia para os músculos. Enquanto a oxigenação é suficiente, você pratica o chamado exercício aeróbio. Quando o esforço fica muito intenso, começa a faltar oxigênio nos músculos e o corpo produz ácido lático em maior quantidade. O problema é que essa substância provoca dores e cansaço muscular, funcionando como um alarme que anuncia que os limites do corpo estão sendo ultrapassados. Esse limite denominado limiar anaeróbio, terá um número de batimentos cardíacos correspondente, que varia para cada pessoa, dependendo da idade e do grau de condicionamento físico.

Por isso ficar de olho na freqüência cardíaca é importantíssimo ao praticar uma atividade física qualquer. Só assim você descobre se o seu coração está trabalhando dentro do seu ritmo ideal, conhecido como zona-alvo de treinamento. Treinar acima dela, força demais o corpo além de atingir metabolismo diferente daquele desejado. Abaixo, a intensidade do estímulo fica fraca, o que torna difícil conseguir resultados satisfatórios. Veja a seguir como calcular a sua zona-alvo de treinamento :.Como calcular a Freqüência Cardíaca Máxima (FCM)
O que você precisa? Emagrecer, definir ou ganhar músculos? saiba como calcular a sua Freqüência Cardíaca Máxima, ou seja o número máximo de batimentos que o coração pode atingir em 1 minuto de exercício.

Como funciona na prática
Para não sobrecarregar o coração e garantir uma boa performance, é importante que os batimentos cardíacos fiquem entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM). Para obter esse índice subtraia sua idade de 220 e calcule as porcentagens do total. Exemplo: se tem 30 anos, 220 - 30 = 190. Caso as porcentagens pedidas sejam exatamente estas (65% e 85%, por exemplo), o resultado será: 190 x 65% = 123 batidas por minuto e 190 x 85% = 161 batidas por minuto – essas são as zonas-alvo de treinamento, ou seja, o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que você deve manter.